• Assessoria Informativa

PARA SUA EMPRESA: Saiba a importância de um departamento jurídico para a empresa


PARA SUA EMPRESA: Saiba a importância de um jurídico para a empresa


O jurídico é um dos departamentos com maior IMPORÂNCIA dentro da empresa, já que faz interface com diversas áreas, desde compras e vendas até marketing e finanças.


Porém, em muitas empresas, o departamento jurídico fica isolado dos negócios e esse é um grande erro.


Ao contrário do que alguns pensam, o jurídico não deve ser encarado como uma área reativa, acionada apenas quando ações judiciais e outros processos são movidos, mas sim como uma área proativa que evita esse tipo de ocorrência e auxilia a empresa a manter a organização e conformidade.


Com um mercado cada vez mais competitivo, os departamentos jurídicos das empresas precisam pensar não só com a cabeça de advogado, mas também de empresários, para apoiar os negócios e atuar de maneira integrada à mentalidade da empresa. Por isso, devem cuidar de uma série de questões que podem parecer alheias à área jurídica, mas que, na realidade, possui muita ligação.


Para diminuir as dúvidas sobre a atuação de departamentos jurídicos em função de ajudar a empresa a manter-se em conformidade, nós separamos algumas atividades muito importantes:


Gestão de contratos com clientes e fornecedores


A gestão de contratos e fornecedores funciona como uma torneira: se ela não for corretamente fechada e ficar pingando, você terá prejuízos a longo prazo, perdendo gota por gota sem nem perceber.



Gestão de certificações na área de atuação (tipo ISO)


A gestão adequada de certificações de qualidade dos serviços e/ou produtos, como o certificado ISO, é fundamental para a empresa e cabe ao departamento jurídico atuar nas questões burocráticas, administrativas e operacionais, para um controle seguro e ativo de questões como prazos de expiração, por exemplo.


Proteção da informação


Toda empresa possui normas internas e políticas de segurança de suas informações. O gerenciamento disso deve ser feito pelo departamento jurídico, em conjunto com o departamento de recursos humanos, pois é necessário aliar as políticas ao cargo dos colaboradores, para determinar as permissões de acesso.


Diante do crescimento dos riscos de TI, cabe às empresas investir em segurança da informação e, ao departamento jurídico, a elaboração de políticas de proteção das informações vitais.


EFICIÊNCIA NA PROPOSITURA DE AÇÕES JUDICIAIS


A proximidade e a agilidade na troca de informações são mais efetivas quando tratamos de equipes integradas no mesmo ambiente. Uma empresa com departamento jurídico próprio ganha eficiência na propositura de ações judiciais.


Mesmo com o apoio de uma assessoria terceirizada, é o departamento jurídico que torna mais ágeis, rigorosos e seguros os processos internos de avaliação de risco, necessidade de interposição de processo e recolhimento de documentos para preparar a ação.


APOIO EM QUESTÕES RELATIVAS AO DIREITO DE EMPRESA


Possuir uma equipe interna detentora de conhecimento técnico sobre temas vinculados à legislação empresarial é um diferencial que pode significar a real diferença entre o seu negócio e a concorrência.


É comum que os empresários se deparem com dúvidas decorrentes da legislação empresarial dentro de suas rotinas laborativas.


Um departamento jurídico próprio pode otimizar e facilitar na solução dessas questões e nos encaminhamentos necessários para regularizações, ações judiciais ou até mesmo atividades burocráticas junto aos órgãos de registro empresarial.


AGILIDADE NA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS JUDICIAIS


Considerando que um departamento jurídico possui profissionais focados apenas nas questões legais da sua empresa, essa equipe pode garantir um controle mais específico das ações em andamento, além de assegurar agilidade na interposição de recursos.


Quem conta com assessoria terceirizada sabe que essa demanda é elevada, o que torna alguns processos um pouco mais lentos, mesmo sendo realizados dentro dos prazos. Tendo a sua própria equipe, a empresa permite agilizar esses processos e ver as suas demandas judiciais andarem rapidamente.


RAPIDEZ NAS INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES LEGAIS


Reuniões entre departamentos, encontros de diretoria, conferências com clientes: todas essas atividades podem gerar dúvidas legais imprescindíveis para o andamento desses processos.


Esse é outro diferencial de quem conta com a assessoria de um departamento jurídico interno. O profissional da equipe pode auxiliar nas reuniões, sanando dúvidas imediatamente ou prestando as orientações legais necessárias para o fechamento de um negócio importante.


Quando adotado, o departamento jurídico se torna o ponto de referência dentro de uma empresa. O impacto de uma gestão jurídica eficiente é relevante em questões de custos, produtividade e eficiência da organização.


Gostou do nosso post? Então siga a nossa página nas redes sociais e fique por dentro de mais temas relacionados à segurança do seu negócio!

 Contato: (21) 3477-0177 • ©Copyright Esteves Advocacia 2015. Todos os direitos reservados.

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google+ Clean
  • LinkedIn Clean