• Assessoria Informativa

Gestão financeira em tempos de crise

1. Preveja o cenário


Primeiramente, faça um levantamento das despesas previstas para os próximos três meses, separando os valores de acordo com o tipo de despesa. Veja o quadro exemplificativo abaixo:  


2. Analise suas despesas


Observe que, ao se conhecer as despesas a serem pagas nos próximos meses, o empreendedor encontrará mais facilidade para definir as ações corretivas, priorizando as despesa com maior impacto nos negócios e que sejam passíveis de negociação. No exemplo acima, as despesas relativas a aluguel e materiais para produção são as que mais impactam no negócio. 

3. Ajuste os gastos


Com uma possível redução no faturamento, o empreendedor deve ajustar suas despesas de acordo com essa situação, tomando as seguintes providências: 


  • Negocie com os fornecedores um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos. 

  • Se tiver dívidas com instituição financeira procure renegociar visando também aumentar o prazo de pagamento, adequando o valor pago por mês ao seu faturamento. 

  • Evite fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios. 

4. Busque formas alternativas de faturamento


O empreendedor pode também tomar providências para aumentar o seu faturamento, tais como: 


  • Fazendo promoção de produtos que estão há muito tempo em estoque. 

  • Disponibilizando serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes. 

  • Diversificando e ampliando as formas de pagamento. 

  • Implementando estratégia de divulgação dos seus produtos por meio do marketing digital: facebook, whatsapp, instagram, etc. 

5. Atente ao Fluxo de Caixa


Realize a gestão do fluxo de caixa da empresa, considerando as receitas e despesas previstas para não correr o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos. 

Baixe a planilha de Fluxo de Caixa e veja um exemplo


Assessoria Jurídica de Crise - Departamento Jurídico do Escritório Esteves Advocacia

Esta matéria tem caráter informativo. Fonte: SEBRAE

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