TJRJ promove debate e exposição sobre os crimes que chocaram o Rio

13.04.2016

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) vai realizar uma exposição multimídia baseada nas reportagens do jornal O Globo sobre os 10 crimes que mais chocaram a opinião pública e ainda sobrevivem no imaginário popular. A partir desta terça-feira, dia 12, serão expostos no espaço anexo ao Salão Histórico do Tribunal do Júri os processos judiciais sobre os crimes, as fotos de época e as reportagens da série “Dez crimes que chocaram o Rio”, de autoria da repórter Maria Elisa Alves. Veja trechos digitalizados dos processos que farão parte da amostra: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/museu/dez-crimes-abalaram-rj  

 

No dia 12, às 18h, também será realizado um debate com a jornalista, que vai explicar os bastidores da apuração e como localizou os assassinos. No bate-papo, o diretor do Arquivo do TJRJ, Marcio Ronaldo Teixeira, e o diretor do Museu da Justiça, Marco Antônio Sampaio, vão falar sobre a preservação de processos históricos.

 

“A ideia de fazer a exposição foi do diretor-geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento do TJ, Mauro Ventura. Ele identificou que nós tínhamos todos os processos citados na série de reportagens, que ainda são muito procurados por pesquisadores, historiadores e jornalistas para embasar estudos. Esse acervo de processos sobre casos que repercutiram tanto através da mídia ajuda a contar a história da sociedade e do Rio”, explica o diretor do Museu da Justiça, Marco Antônio Sampaio.

 

Os processos mais antigos estão sendo restaurados com papel japonês para que possam ser expostos. A outra parte deste acervo foi digitalizada e estará disponível ao público em totens com tela de computador que vão ficar exibindo conteúdo audiovisual. Também haverá 20 painéis escritos com curiosidades sobre os 10 crimes incluídos na série de reportagens do jornal O Globo.

 

A exposição ficará aberta ao público até o dia 21 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 19h. Aos sábados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.  

JL/JM

Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recentes

21.09.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por Tags