Clausula de Fidelidade em Telefonia, é legítima ou não?

 

👨‍⚖É muito comum o consumidor comprar um aparelho na loja de uma operadora de telefonia celular a preços mais baratos e, em contrapartida, ter que assinar um contrato de fidelidade. Esta cláusula de fidelização é abusiva ou válida? Válida.

 

A jurisprudência do STJ entende que a cláusula de fidelização em contrato de telefonia é legítima, na medida em que o assinante recebe benefícios e em face da necessidade de garantir um retorno mínimo em relação aos gastos realizados.

 

Sobre o tema, o Min. Marco Buzzi já pontuou: Vale ressaltar, no entanto, que o prazo máximo de fidelidade que as empresas de telefonia podem exigir do cliente é de 12 meses (Resolução 477/2007 da ANATEL). Acima disso, a cláusula será considerada abusiva por atentar diretamente contra a liberdade de escolha do consumidor. Ainda tem dúvidas?👩‍⚖ ⠀ ⠀


👨‍⚖Fiquem atentos, não percam os seus direitos por falta de conhecimento! Ainda tem dúvidas?👩‍⚖ ⠀

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