Planejamento tributário: Lucro Real

30.08.2018

 

Regime tributário específico e obrigatório para empresas com faturamento anual superior a 78 milhões e para aquelas que desenvolve atividades financeiras. Outras empresas também podem optar por esse sistema, mas não têm obrigação de fazê-lo.

Diferentemente do Lucro presumido, onde o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro líquido) são calculados com base em margens de lucro pré-fixados, no Lucro real esses impostos incidem sobre o lucro contábil, com certos ajustes fixados pela legislação.

Entende-se como Lucro Real o lucro líquido resultante da diferença entre receita e despesa de uma empresa. Assim, os valores dos tributos variam de acordo com os resultados obtidos. Se tiver prejuízo em determinado exercido, o negócio estará isento de tributação.

O regime tributário de Lucro Real exige que os optantes calculem o PIS e a COFINS na taxa de 9,25% em cima do faturamento, no regime não cumulativo. Lembrando que pode deduzir, baseando-se em alguns fatores, os créditos em alguns serviços ou operações de compras.

Por ser um regime tributário complexo, costuma ser adotado pelas grandes empresas, uma vez que exige certa dificuldade e controle de vários documentos e livros fiscais. Também é exigido que se faça um balanço ao final de cada período de apuração optado, que pode ser trimestral ou anual.
.

OBSERVAÇÃO: Esta mensagem tem caráter informativo. Nossa intenção é somente informar o conteúdo com intuito de proteger os seus direitos. Caso tenha dúvidas, procure o seu advogado. ⠀

#niterói #riodejaneiro #riodejaneiro #niteroishopping #empregador #sucesso #negocio #empresarios
#emprendedores #empresario #empresa #job #trabalho #business #liderança #negocio #business #sucesso #empreendedorismo #bomdia #empreendedorismo #marketing #financeiro #negocios #tributos #tributacao #financas #debitos #gastos 

Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recentes

21.09.2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Busca por Tags